fbpx

Conall

O bom tempo chegou. Que tal um churrasco?

Home  |  Dicas   |  O bom tempo chegou. Que tal um churrasco?
Churrasco ao ar livre

O bom tempo chegou. Que tal um churrasco?

Sol e calor combinam na perfeição com um convívio com família e amigos. E nada melhor do que um churrasco para juntar todos e passar momentos bem animados e saborosos. Para que tudo corra como deseja, deixamos uma lista com algumas sugestões que deve ter em consideração na altura em que prepara a sua refeição.


Separe alimentos crus de alimentos cozinhados.

Regra de ouro em qualquer cozinha, também na elaboração de um churrasco deve seguir esta norma.

Mantenha sempre as carnes cruas e cozinhadas separadas e mantenha a carne não cozinhada, o peixe e os vegetais separados uns dos outros durante a preparação.


Corte a carne da maneira correta.

Cada tipo de carne pode exigir um cuidado específico com o corte, respeitando a direção das suas fibras e preservando, assim, a sua suculência. Uma questão a ter em atenção na hora de servir a carne que foi preparada.


Tenha a carne a uma distância adequada do forno.

Uma das grandes falhas cometidas num churrasco é colocar a carne a uma altura inadequada na hora de a levar para a grelha. Desta feita, é importante ter em consideração o objetivo na hora de preparar a carne. Assim, para peças que vão ser apenas grelhadas ou seladas, a distância ideal do fogo é de 15 cm. Já para peças maiores e que precisam de mais tempo no fogo, opte por uma distância entre 40 a 60 cm do fogo.


Cozinhe a carne com a própria gordura.

A gordura tem uma grande participação no sabor da carne que vai para a grelha, além de influenciar significativamente para evitar que esta resseque.

Tirar a gordura da carne para a tornar mais saudável ou leve pode acabar com seu sabor. Assim sendo, recomenda-se que cozinhe sempre com a gordura, retirando-a apenas no momento da refeição.


Carne, carne e mais carne. Por que não peixe?

Apesar de tipicamente associados à carne, a verdade é que os churrascos combinam na perfeição com o peixe. Truta, salmão ou dourada são apenas algumas das sugestões.


O segredo está na marinada.

Para além de intensificar o saber dos alimentos, a matinada serve também para garantir que os sabores não são eliminados pela adição do fumo. Assim, para além de deixar repousar durante algumas horas, guarde alguma marinada e pincele a carne ou o peixe a cada 10 minutos enquanto cozinha. Desta forma, irá adicionar humidade e permitirá a  caramelização de uma forma suave suavemente, conferindo um sabor distinto ao seu churrasco.


Utilize os instrumentos certos.

Para evitar perder sucos quando vira a carne ou os vegetais, vire-os sempre utilizando pinças ou uma espátula, em vez de um garfo.


Não se esqueça dos acompanhamentos.

Essenciais se pretende ter uma refeição completa, equilibrada e variada. Pode optar por adicionar arroz ou a tradicional batata. Ou, por que não inovar com cuscus ou lentilhas?

Pode igualmente adicionar vegetais à sua refeição. Saiba que agrião ou rúcula são um excelente acompanhamento para carnes, pelo seu sabor mais intenso, no entanto pode também cozinhar beringela ou pimentos, que ficam perfeitos na grelha.

Se quiser ousar um pouco mais, experimente cozinhar também fruta. Banana, manga ou abacaxi resultam na perfeição na sua refeição.


Com estas dicas, tem a garantia de que irá conseguir preparar um churrasco delicioso. A imaginação fica ao seu critério, já os utensílios para fazer o melhor churrasco só podem ser encontrados na Roxa.

Espeto, garfo e tenaz: feitos de aço inoxidável de grande qualidade, os utensílios Roxa oferecem a qualidade e praticidade necessárias para o auxiliar na execução do seu churrasco.

Deixe os seus amigos e família deliciados com as suas iguarias com os produtos Roxa.

PREV

Marisco: sabe bem, faz ainda melhor

Sorry, the comment form is closed at this time.